Clima: Meteorologia mostra que chuvas diminuem acentuadamente no cinturão agrícola do Brasil a partir desta 4ª feira

Depois desta quarta-feira (4), as chuvas devem diminuir consideravelmente sobre as principais regiões agrícolas do Brasil por alguns dias. É o que mostram mapas da Climatempo e do modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo a Climatempo, de 5 de outubro a 9 de outubro, os acumulados serão próximos de zero na maior parte do Mato Grosso, São Paulo e de até 10 milímetros em Minas Gerais e Paraná. (Veja o mapa abaixo)

Veja o mapa de precipitação acumulada de 05/10 a 09/10 para todo o Brasil:

Mapas do Inmet mostram que instabilidades voltam ao Sul do país novamente apenas no dia 7 de outubro, mas não devem chegar ao Sudeste do país até dia 9 de novembro pelo menos. Tendências apontam que depois do dia 15 de outubro é que as chuvas devem voltar ao cinturão produtivo brasileiro com força, mas como são modelos estendidos ainda podem haver mudanças.

Veja o satélite com previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (03/10 a 08/10) para todo o Brasil:

Satélite com previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (04/10 a 09/10) em todo o Brasil

As chuvas, de 30 de setembro até 4 de outubro, ficaram próximas de 200 mm na área central do Mato Grosso, mais de 100 mm na maior parte de São Paulo e Minas Gerais e 70 mm no Paraná. (Veja o mapa abaixo) Com essa melhor condição climática, o plantio da soja e milho foi iniciado em algumas áreas, canaviais tiveram o desenvolvimento favorecido e os cafezais também tiveram melhores condições para produção na safra 2018/19.

Veja o mapa de precipitação acumulada de 30/09 a 04/10 para todo o Brasil:

De acordo com mapa do Agritempo – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico do Cepagri/Unicamp e Embrapa, a disponibilidade de água no solo de 29 de setembro a 3 de outubro na região central do Mato Grosso já chega a quase 40 mm e na maior parte do estado é de cerca de 20 mm. Essas condições são bem melhores para o plantio do que as vistas nas últimas semanas.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias:

Veja o mapa de disponibilidade de água no solo de 29/09 a 03/10 para todo o Brasil:

Fonte: Inmet / Fonte: Climatempo  / Fonte: Agritempo

Verifique também

Estados que formam Matopiba devem produzir 25,4 milhões de toneladas de grãos em 8,8 milhões de hectares em 10 anos

O crescimento da produção na região será de 8,6%. Já o aumento da área produzida …

X